Desenvolvimento de produtos

Caixa de Medição


Diante de uma clara oportunidade de mercado, nosso cliente necessitava desenvolver uma caixa de medição com visual mais atraente, melhor funcionalidade e custos mais competitivos para seu mercado, onde já existem produtos similares.

Case aprovado e respondido por:

Jean Schulz – Diretor – SZ Plásticos

Que características agregaram mais valor a este projeto?

Pelo conhecimento amplo e profundo dos processos e tecnologias de ferramental a Nexa foi capaz de sugerir itens como:

Funcionalidade no Sistema anti-embaçamento: Os engenheiros criaram orifícios que permitem a saída de umidade, evitando ao mesmo tempo a entrada da água da chuva no recipiente, eliminando qualquer embaçamento que prejudique a leitura;

Aplicação de “Snap-Fits” (Encaixes Clictantes): Eliminação de parafusos e simplificação dos demais encaixes dos componentes;

Geometrias que facilitem o processo de usinagem e injeção: Foram criados elementos que valorizam os arredondamentos e eliminam a maioria das nervuras, o que onerava a fabricação do molde prejudicando o preenchimento das cavidades durante o processo de injeção;

Simplificação de elementos que impactam diretamente a  fabricação dos moldes, reduzindo significativamente o custo dos mesmos.

A Nexa cumpriu plenamente os prazos de entrega, o que garantiu o lançamento do produto dentro do “timing” ideal para o mercado.

Como foi o prazo para o desenvolvimento do projeto?

A Nexa cumpriu plenamente os prazos de entrega, o que garantiu o lançamento do produto dentro do “timing” ideal para o mercado. Contemplando inclusive a assertividade e velocidade no processo de homologação do produto junto aos órgãos competentes.

Que resultados a Nexa produziu no desenvolvimento desse projeto?

Obtivemos a redução de custo na fabricação de moldes em 10%. Além disso promovemos uma redução significativa de massa dos componentes, com diminuição na massa total do conjunto MONOFÁSICO em 14% e no conjunto POLIFÁSICO em 19%. Em função da redução da massa, o tempo de ciclo no processo de injeção também foi otimizado.

Qual o impacto dessas ideias na estética e funcionalidade do produto?

Com o estudo de design, promover um melhor apelo estético ao produto. Além disso, eliminar as dificuldades de leitura, causadas pelo embaçamento, bem como otimizar todos os processos de montagem e encaixe dos componentes.

Desta forma, os benefícios do projeto vieram impactar positivamente, tanto o decisor da compra do equipamento, como os usuários do mesmo, garantindo sua introdução e sucesso no mercado.