A Nexa Projetos apresenta para você a importância do CFM no Projeto de Produto

Os 4 pontos essenciais do CFM (Color Finishing Material)

É inegável a importância das sensações visuais e táteis de um produto, uma vez que estas nos transmitem tantas informações. As sensações possuem um efeito significativo no psicológico das pessoas, visto que 50% das decisões de compra são guiadas pelas emoções. Diante disto, para que um produto se destaque na prateleira e atraia o olhar do ser humano, o CFM trabalha com os detalhes do produto e com as percepções que o consumidor terá do mesmo.

CFM que significa Color, Finishing e Material (Cor, Acabamento e Material), consiste numa área específica do Design de Produto, responsável por atribuir aspectos funcionais e emocionais ao produto. Como o mercado e os produtos estão ficando cada vez mais complexos, é crescente a necessidade por conhecimento específico em cores, materiais e acabamentos, assim como suas respectivas tendências.

 

Cor

O estudo das cores consiste na criação de paletas para superfícies, acabamentos e materiais, que são frequentemente utilizadas na indústria automotiva, de eletrônicos e bens de consumo. Estes estudos estão em constante atualização, sempre se atentando às futuras tendências. Embora o designer possa desenvolver suas próprias cores, o Pantone é o método mais eficiente para a consulta de cores a serem utilizadas.

O Bresslergroup (escritório de pesquisa e inovação em produtos) apresenta em seu blog um método simples para a seleção da cor certa para um produto:

• Identificar o público-alvo e criar personas
• Combinar as tendências de cores com as personalidades
• Mapear os materiais e acabamentos da categoria do produto
• Refinar as opções de cores levantadas

 

Acabamento

Felizmente, as opções de acabamento por molde de injeção são tão numerosas quanto as opções de cores de resinas. O estudo das superfícies inclui o desenvolvimento de padronagens (patterns), gráficos e estruturas da superfície de um produto. O acabamento se resume às sensações visuais e táteis do produto final, que podem ser extra brilho, fosco, aveludado, texturizado, entre outros, e seu estudo costuma ser guiado pelas propriedades dos materiais e de manufatura.

 

Material

O estudo e desenvolvimento dos materiais utilizados em produtos costumam ser fortemente inovadores e podem, inclusive, fazer parte da identidade visual de uma marca. Estes estudos buscam soluções que atendam desde as tendências até os requisitos técnicos dos materiais. O desenvolvimento de novos materiais requerem um grande conhecimento técnico. Os designers de materiais costumam ter um certo conhecimento em engenharia ou trabalham juntos com engenheiros de materiais.

 

Tendências

A PPG (fornecedora global de tintas, coberturas, materiais especiais, químicos, vidro e fibra de vidro) realiza frequentes estudos de cores e materiais, e disponibiliza através de catálogos as tendências globais de design e cores. Esse material disponibilizado pode servir de apoio para os estudos de CFM, principalmente para os setores automotivos, aeroespaciais, de bens de consumo, arquitetura e design de interiores.

Para o período 2016-2017 a PPG disponibiliza o material Odyssey que apresenta ideias e estratégias para o uso das tendências apresentadas, que são organizadas dentro de conceitos específicos, desenvolvidos com base em públicos-alvo distintos. O material completo pode ser conferido aqui. Já para 2017-2018 foi elaborado o material Pendulum, que segue o mesmo raciocínio e pode ser consultado aqui.

A Nexa Projetos conhece a importância do CFM nos projetos de produto, e oferece como diferencial a união do design ao conhecimento técnico no desenvolvimento de seus projetos.

Fontes:
http://www.teamsdesign.com/en/news/article/color-material-finish-trends-at-iha-2016
https://www.theseus.fi/bitstream/handle/10024/108568/thesis_Isoaho-1.pdf?sequence=1
https://hwg.fictiv.com/design/how-to-communicate-color-material-and-finish-effectively
http://www.bresslergroup.com/blog/four-steps-to-choosing-the-right-color-in-product-design/